domingo, 25 de outubro de 2020

Você está sendo manipulado por todos à sua volta

Fala, pessoal!

O documentário “O dilema das Redes”, como já havia comentado aqui, possui um gigantesco rol de intersecção com outras áreas do conhecimento. A que mais me chamou a atenção foi a discussão que o filme propõe sobre a psicologia persuasiva ou técnica de persuasão e vendas.


Hoje quero bater um papo com você sobre vendas. Quando falamos em vender, logo pensamos em empreendedorismo, a menina dos olhos de muita gente. Ser empreendedor, em livre conceito, é ter a habilidade ver uma oportunidade e promover a sua realização. 


Em geral, o empreendedorismo é muito utilizado nos negócios, mas ele vai – e ainda bem – muito além disso. Você pode ser empreendedor no seu ambiente de trabalho ao enxergar um ponto diferente do que os demais estão conseguindo alcançar. Ou seja, é ver o que os demais ainda não viram e realizar, afinal uma ideia sem execução não vale nada. 


O que algumas pessoas podem chamar de empreendedorismo, entretanto, pode ter outro significado, anterior ao conceito de empreender – e talvez faça parte dele.


Persuasão e seus dilemas

O documentário “O Dilema das Redes” aborda a utilização de técnicas de persuasão como uma arma das redes sociais para convencer os usuários a agirem de maneira predeterminada por elas.


Um exemplo claro está na frase de Tristan Harris, ex-designer do Google: “Se você não está pagando pelo produto, então você é o produto”.  


Esse conceito me remente aos estudos de um dos chamados “gurus do marketing”, o psicólogo e escritor Robert Cialdini, um dos primeiros a trazer a ideia de “gatilhos mentais” ao Brasil, pensamento muito cultuado pelos especialistas em marketing.


Seu livro “As Armas da Persuasão” apresenta alguns dos gatilhos mentais mais eficientes para dominar a mente das pessoas e convencê-las a fazer aquilo que queremos – nesse caso, comprar, seja num ambiente físico ou pela internet.


A reciprocidade, a coerência, a aprovação social, a afeição, a autoridade e a escassez são gatilhos usados à exaustão por quem deseja aumentar suas vendas e conquistar um público fiel.


Marketing e vendas

Trazendo essa análise para o ambiente virtual, o que vemos é que as empresas possuem a real intenção de levar o indivíduo a escolher determinado produto ou serviço baseado na interação da sociedade nas redes sociais. 


Os gatilhos mentais podem ser ferramentas importantes para toda e qualquer pessoa que deseja aprender marketing ou apenas a se relacionar com o meio em que vive.


Por isso, indico este vídeo do canal IlustradaMente, no Youtube, que fez um resumo animado do livro de Robert Cialdini. A obra pode ser adquirida nesse link.



Com vocês, o algoritmo

As redes sociais constroem seus algoritmos de forma a conduzir os usuários a consumir determinados produtos e serviços com base em seus interesses dentro das plataformas.


São, assim, sofisticadas técnicas de influência e venda que atendem aos interesses das plataformas e dos conglomerados empresariais que utilizam sua tecnologia.



São claramente técnicas sutis, mas capazes de acessar nosso subconsciente e nos convencer a consumir determinado produto ou serviço. E nós, bem, nós acabamos não tendo a menor consciência de todo esse processo.


No mundo real ou virtual, nas lojas físicas ou online, o documentário deixa claro que o objetivo das redes sociais – no final das contas – é vender. E te convencer de que você não vive sem o que elas têm a oferecer.


E você, o que acha?


Valeu!


Emerson Morresi



Nenhum comentário:

Postar um comentário