sexta-feira, 9 de outubro de 2020

O Dilema das Redes

Achei interessante o documentário “O Dilema das Redes”, produção dirigida por Jeff Orlowski, e vou fazer um breve comentário.

O filme tem gigantescas perguntas que estamos longe de ter uma resposta no mínimo satisfatória. É incrível ouvirmos o que acontece em grandes empresas de tecnologia e em especial das redes sociais onde milhares de internautas interagem incessantemente.

O filme escancara alguns efeitos colaterais ocorridos no mundo da internet e das redes sociais que são alimentadas minuto a minuto pela coletividade.

Mostra o lado sombrio que não foi possível prever em sua criação. Podemos fazer um paralelo com a energia nuclear, pois ela não foi criada para a utilização de destruição em massa. Acontece que os acontecimentos sociais e políticos, desviaram a pesquisa em direção oposta do que se pretendia.

Acontece o mesmo no caso da internet, e é escancarado no “O dilema das Redes”, pois claramente a intenção caminhou em direção oposta à que se pretendia. Um efeito colateral que não foi previsto e talvez não tenha sido possível mesmo prever.

Percebemos que o poder ilimitado das empresas de internet podem e realmente conduzem a população de forma geral através da engenharia social, a escolher determinado produto ou serviço. Esta condução é baseada na interação da população nas redes sociais.

Tecnicamente falando, essas interações fazem como que os algoritmos definam o gosto e querer do indivíduo, que por vezes, não tem a menor ideia desta engrenagem.

Além de conduzir para oferecer e vender produtos e serviços cada vez mais específicos aos consumidores detectados através das redes sociais, há também a condução dos internautas a movimentos sociais, políticos, ideológicos e econômicos.

Pensando nisso, fica claro o papel do indivíduo na frase de Tristan Harris, que trabalhou como designer do Google. “Se você não está pagando pelo produto, então você é o produto.”  

O que devemos ter é cuidado, somente isso. Pois estamos longe de entender com profundidade o alcance das redes sociais e o quanto pode alterar o curso do mundo em todos os seus aspectos.

Mas, como iniciei, isto é apenas um breve comentário. Vou dividir com vocês o que penso sobre este tema gigantesco fazendo a intersecção com outros ramos, e não somente a tecnologia.

Deixo para vocês o trailer e gostaria de saber que impressão tiveram sobre o filme: 


Valeu!

Emerson Morresi

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário