segunda-feira, 15 de julho de 2019

Terra é plana para 7% dos brasileiros, aponta pesquisa do Datafolha


Olhe para o horizonte e você terá todas as pistas que precisa para reforçar algo que Aristóteles sacou há mais de dois mil anos: a Terra, este querido lugar que habitamos, é redonda. Mas, em 2019, ainda há uma parcela da população mundo afora que não está convencida. No Brasil, por exemplo, segundo conclusão de uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha no início deste mês, 7% dos brasileiros acredita que o formato da Terra é plano. As informações são da Folha de S. Paulo.

O levantamento entrevistou 2.086 pessoas, maiores de 16 anos em 103 cidades do Brasil. Segundo a Folha, trata-se do primeiro a estimar quantos brasileiros estão céticos a toda espécie de conclusão científica acumulada em centenas de anos e contrariam o senso comum de que o planeta é esférico. São cerca de 11 milhões de pessoas.

Segundo o Datafolha, para 90% dos entrevistados a terra é sim redonda, enquanto 3% não soube dizer a sua forma. Vale ressaltar, entretanto, que de acordo com o instituto de pesquisas, a crença de que a Terra é plana se revelou inversamente proporcional à escolaridade. "Enquanto 10% das pessoas que deixaram a escola após o ensino fundamental defendem o chamado terraplanismo, essa parcela diminui entre os que estudaram até concluir o ensino médio (6%) ou superior (3%)" concluiu o levantamento.

O terraplanismo é maior entre os jovens, apontou o estudo. Abaixo de 25 anos, 7% creem na Terra plana, e o número cai para 4% na faixa entre 35 e 44 anos. A teoria é mais popular, porém, entre aqueles acima dos 60 anos. O Datafolha apontou que 11% adotam a crença.

Nos Estados Unidos, pesquisa feita pela consultoria YouGov, também concluiu resultados semelhantes ao do Datafolha. Lá, 2% dos americanos creem na Terra plana e 5% têm dúvidas sobre a esfericidade do planeta. Jovens abaixo de 25 anos eram duas vezes mais inclinados ao terraplanismo.

Redes sociais e plataformas como o YouTube têm sido apontadas como grandes "vilãs" na propagação de fake news e teorias conspiratórias. Um estudo realizado recentemente pela Texas Tech University, nos EUA, entrevistou um total de 30 pessoas para entender como elas passaram a acreditar na teoria de que a Terra é plana. Nada menos do que 29 dessas 30 pessoas afirmaram que não acreditavam que a Terra era plana até dois anos atrás, destacando que mudaram de ideia justamente após assistir a vídeos sobre teorias da conspiração no YouTube. Como resposta, o YouTube já anunciou que a seção de vídeos recomendados não passará mais a exibir vídeos que promovam a desinformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário