sábado, 16 de março de 2019

Conheça o Stan: robô que estaciona carros começa a operar este mês

Conheça o Stan: robô que estaciona carros começa a operar este mês
via TechTudo

Um novo estacionamento controlado por robôs entrará em funcionamento no aeroporto Lyon-Saint-Exupéry, na cidade de Lyon, na França. O responsável por estacionar os carros das pessoas e controlar as vagas será o robô Stan, desenvolvido pela startup Stanley Robotics. Uma apresentação para mostrar a tecnologia em operação foi realizada na última quinta (14) no local.

O serviço consiste em deixar o carro em um lugar específico e programar a volta. O robô, então, leva o veículo para uma vaga em outra área do estacionamento, e devolve no dia combinado. Essa automatização deve começar a valer já no final de março, e pode chegar a outros aeroportos no futuro. É o caso de Gatwick, em Londres, na Inglaterra, que vai receber o sistema em agosto.

Além da praticidade, uma vantagem importante do sistema oferecido pela empresa é a economia de espaço nos estacionamentos. Ao chegar, o cliente posiciona seu carro em uma garagem provisória e, por meio de um computador em um totem, insere suas informações de voo. Em seguida, o portão fecha, Stan vem e leva o veículo, estacionando-o no lugar certo.

Quando o dono do automóvel retorna de viagem, o sistema já está ciente e entrega o automóvel. As máquinas estão preparadas inclusive para organizar o estacionamento de maneira eficiente. Se uma pessoa vai ficar fora por meses, por exemplo, seu carro talvez fique guardado em um canto menos acessível em relação a outros modelos.

Tudo é feito pelos robôs. Portanto, nenhum ser humano pode andar na área do estacionamento, sendo desnecessário preservar espaço para circulação. Segundo a companhia, é possível aumentar em cerca de 50% a quantidade de vagas, uma ótima notícia para os aeroportos, que vão poder ganhar ainda mais com um negócio que já é bastante lucrativo. No Lyon-Saint-Exupéry, por enquanto, serão 500 vagas dedicadas à Stanley Robotics, que serão gerenciada por quatro robôs. A ideia, entretanto, é expandir para até 6 mil vagas no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário