quinta-feira, 18 de julho de 2019

Nova plataforma online e gratuita ensina programação a estudantes brasileiros


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), em parceria com o Datawheel e Innpact Ventures, lançou o CodeLife para ensinar programação a estudantes brasileiros. Por meio da plataforma online gratuita e de código aberto, o estudante aprende programação usando HTML, CSS e JavaScript.

"No Brasil, vimos que os jovens usam a tecnologia, mas não sabem como é feita uma página da web, por exemplo. O CodeLife ensina os primeiros passos para se produzir o mundo digital. É uma plataforma que permite ao usuário passar da posição de consumidor para transformador da paisagem web", explica Cesar Hidalgo, professor do MIT Media Lab e co-fundador do Datawheel.

A iniciativa surgiu em 2015, quando 11,2%1 dos alunos matriculados no ensino médio abandonaram os estudos antes de se formarem. Tendo em vista o alto índice de evasão escolar da rede pública e as perspectivas de transformação digital no mercado, foi desenhado o currículo do programa, que pretende complementar o preparo dos jovens para o mercado de trabalho.

"Tentamos abrir o leque dos jovens e demonstrar a importância do conteúdo que eles aprendem na escola. Eles vão ter uma visão da programação. Vão poder usar o Inglês, a Matemática, o Português e outras disciplinas. Com esse curso, eles vão ter possibilidades melhores, já que sabemos que o futuro das profissões vai estar ligado à programação", destaca o coordenador do projeto, Thiago Borges.

O CodeLife é um recurso online e livre, que independente da regência do professor e sua proficiência em programação, mas pode ser usado facilmente conjugado ao currículo escolar, apoiando projetos de pesquisa, empreendedorismo ou as atividades da educação integral. Professores e alunos podem se apropriar da plataforma, que está disponível em português e em inglês. O formato gamificado foi planejado para atrair e reter adolescentes, com lições rápidas, textos curtos e ilustrações. O estudante é responsável por seu próprio progresso, praticando quando e onde quiser.

Como utilizar a plataforma

Para iniciar o curso basta acessar a plataforma: codelife.com , registrar-se usando e-mail, ou o perfil em uma rede social, e já pode começar. O conteúdo está distribuído entre 10 módulos de aprendizagem. Ao final de cada módulo o estudante implementa o que aprendeu nas lições anteriores, ou seja, é capaz de fazer webpages cada vez mais complexas. Além das tarefas propostas no curso, o estudante tem espaço para realizar seus projetos autônomos e também pode colaborar em trabalhos coletivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário