sexta-feira, 7 de junho de 2019

Luzes estão piscando na Lua e ninguém sabe o motivo… ainda

Luzes estão piscando na Lua e ninguém sabe o motivo… ainda

Os mistérios do espaço são muitos e alguns duram anos sem que a gente descubra uma explicação. Um deles é o caso das luzes que brilham na Lua, um fenômeno facilmente observável com um bom telescópio e que chama atenção de cientistas e curiosos desde pelo menos os anos 1960. São como flashes emitidos da superfície lunar que às vezes são bem frequentes, às vezes raros, e que ninguém tem uma boa explicação. Até hoje.

Várias explicações já foram especuladas sobre o que gera essas luzes na Lua - além de pequenos alienígenas tirando foto com flash da gente de lá. Alguns cientistas apostam em meteoritos que acertam nosso satélite, outros falam em ventos solares, mas nada que seja conclusivo. Porém, agora, alguns especialistas vão tentar compreender melhor a origem desse mistério.

Um deles é o professor de tecnologia espacial da Julius-Maximilians-Universität Würzburg, na Alemanha. Hakan Kayal e sua equipe possuem acesso a um telescópio na Espanha que usa duas câmeras para observar a Lua constantemente. Quando ambas veem um dos flashes, o telescópio captura fotos e vídeos e alerta a equipe do professor para realizar observações adicionais.

Entendendo nossos vizinhos

Os resultados vão ser somados a dados da Agência Espacial Europeia para tentar entender o que pode estar acontecendo no nosso satélite natural. “Atividades sísmicas também foram observadas na Lua. Quando a superfície se move, os gases que refletem a luz do sol podem escapar do interior do satélite”, disse o professor Hakan Kayal. “Isso explicaria os fenômenos luminosos, alguns dos quais duram horas.”

A resposta para esse mistério, porém, ainda deve demorar para ser encontrada - o telescópio ainda está em desenvolvimento e várias melhorias ainda devem ser feitas em seu software, que entrou em ação muito recentemente, no último mês de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário