sexta-feira, 21 de junho de 2019

GPS super potente da Nasa vai à orbita ainda neste mês


A Nasa espera lançar no dia 24 de junho o que chamou de Relógio Atômico do Espaço Profundo (Deep Space Atomic Clock). O aparelho é do tamanho de uma torradeira e funciona como um GPS super potente e vai para o espaço ficar em órbita junto com outros aparelhos militares do governo americano.

Foram duas décadas de estudo e desenvolvimento do Relógio Atômico que chegará ao espaço com a ajuda de um foguete Falcon Heavy da SpaceX. Os cientistas do Jet Propulsion Laboratory (NASA-JPL) garantem que a invenção é 50 vezes mais eficiente que um GPS normal e só desliga uma vez a cada 10 milhões de anos, por um segundo. No momento, as espaçonaves contam com um sistema bidirecional que recebe e envia sinais para relógios atômicos na Terra para descobrir onde está e para onde deve ir.

Esse processo pode levar de minutos a horas, tudo depende da distância entre a espaçonave e o planeta Terra. Por esse motivo que a Nasa investiu por mais de duas décadas no Relógio Atômico que permitirá que astronautas saibam onde estão e mudem os cursos rapidamente, além de facilitar na locomoção de naves autônomas. O equipamento foi projetado para calcular sua localização e rota usando apenas sinais que recebe da Terra, nesse caso a vantagem é que ele não precisa devolver os sinais.

Essa tecnologia pode ser usada para mapear outros planetas como Marte, além de melhorar a qualidade dos GPS usados na Terra. Nesse primeiro momento o relógio que vai é um teste que ficará no espaço por um ano para estudos de órbita, se tudo ocorrer bem, será usado em missões já em 2030. A Nasa vai fazer uma livestream junto com a SpaceX do GPS saindo da terra no dia 24 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário