sexta-feira, 21 de junho de 2019

Acionistas apresentam proposta de divisão voluntária do Google

via G1

Acionistas ativistas querem que a Alphabet, empresa mãe do Google, se desmembre antes que reguladores obriguem a companhia a se dividir. Um grupo norte-americano que visa conter o crescente poder das corporações, chamado "SumOfUs", deve fazer essa proposta na reunião anual de acionistas da Alphabet, que acontece nesta quarta-feira (19) nos escritórios da empresa em Sunnyvale, na Califórnia.

"As autoridades dos EUA e da União Europeia continuam preocupadas com o poder de mercado da Alphabet devido às restrições impostas aos monopólios", diz a proposta. "Acreditamos que os acionistas poderiam receber maior valor de uma redução estratégica voluntária no tamanho da empresa do que de vendas de ativos compelidas por reguladores." A proposta não tem chances realistas de sucesso, já que os dois principais executivos da Alphabet, Larry Page e Sergey Brin, detêm 51,3% dos votos dos acionistas.


No entanto, isso mostra um foco crescente na perspectiva de ações antitruste contra a Alphabet e outras grandes empresas de tecnologia, como Facebook e Amazon, que enfrentam uma reação política e pública sobre questões de privacidade e o poder que elas agora exercem sobre a circulação de informações no mundo. A proposta de desmembramento é uma das 13 na pauta de reunião da Alphabet. Um grupo de funcionários do Google está apoiando cinco das propostas, que ajudou a criar, mas não a proposta de dividir a empresa.

Embora nenhuma das propostas deva ser aprovada, o Google pode responder a questões levantadas. A empresa parou de trabalhar em um mecanismo de busca chinês, chamado "projeto Dragonfly", que foi censurado por Pequim e proibiu o uso de suas ferramentas de inteligência artificial para armas após petições de funcionários e ativistas externos. "Começamos como uma voz no deserto em algumas dessas questões, mas o assunto veio mais à tona", disse Sondhya Gupta, gerente de campanha do SumOfUs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário