quinta-feira, 18 de abril de 2019

Legisladores da Rússia aprovam lei controversa que prevê desconexão da internet durante situações de crise

Legisladores da Rússia aprovam lei controversa que prevê desconexão da internet durante situações de crise
via G1

A Duma do Estado da Rússia, órgão que equivale à Câmara dos Deputados, aprovou com grande maioria nesta terça-feira (16) o projeto de lei que garante ao país poder se desconectar da rede mundial de computadores durantes crises e ataques cibernéticos.

O projeto de lei sobre a "Runet", o segmento russo da rede global, foi aprovado na terceira e última leitura, com 307 votos a favor e 68 contra, de acordo com o site da Duma. Tecnicamente, a lei permitiria ao país se desconectar dos pontos de saída da rede para conexão global e manter apenas o funcionamento da internet com servidores de dentro do país.

Com isso, o governo terá autorização para aprovar o procedimento para instalar, operar e atualizar o equipamento de comunicação de uma operadora de telecomunicações para combater intimidações.

Em caso de ameaça, as operadoras serão obrigadas a garantir a "gestão centralizada" do tráfego de dados, ou seja, ceder o controle ao Estado. Para garantir o funcionamento correto da internet dentro da Rússia assim que ocorrer o desligamento da rede mundial, o projeto de lei oferece a possibilidade de realizar exercícios de teste.

O Ministério de Desenvolvimento Digital, em parceria com o Serviço Federal de Segurança (FSB), aprovará os requisitos para garantir o funcionamento dos pontos de intercâmbio de tráfego.

A iniciativa, que tem apoio do governo, gerou críticas e protestos diante do temor de que o acesso à internet possa ser restringido, já que a interpretação do termo "ameaça" pode ser muito ampla.

A lei foi rotulada pelos críticos como a mais recente tentativa do Kremlin de controlar o conteúdo online, e muitos temem que o país esteja no caminho para isolar completamente sua rede, como acontece na Coreia do Norte, por exemplo.

Em fevereiro, o senador Andrei Klishas, um dos autores do projeto, afirmou que ainda não tinha sido possível elaborar uma lista precisa das ameaças e caberá ao governo determinar o que oferece risco à estabilidade, à segurança e à integridade do funcionamento da Runet.

Dmitry Peskov, o porta-voz do presidente russo Vladimir Putin, disse em março que o Kremlin não tinha a intenção de restringir as liberdades dos internautas russos com o projeto de lei.

O presidente da Comissão de Tecnologia da Informação e Comunicação da Duma, Leonid Levin, afirmou que, "do ponto de vista de um usuário comum, a vigência da lei não afetará o uso da internet".

O legislador também afirmou que "todos os argumentos de que, depois da adoção da lei, a internet funcionará na Rússia como na China são incorretos e não correspondem com a realidade".

Segundo Levin, a Rússia não proibirá "o trabalho dos serviços ocidentais", e o projeto de lei "não será adotado para bloquear algo que não está bloqueado hoje, mas para melhorar o funcionamento do segmento russo de internet".

A iniciativa, cuja aprovação no Conselho da Federação da Rússia, que equivale ao Senado, na próxima segunda-feira (22), é dada como certa, foi levada à Câmara em dezembro, com o objetivo de criar uma infraestrutura independente que garanta o bom funcionamento da internet na Rússia em caso de ameaças e crises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário