terça-feira, 16 de abril de 2019

EUA condenam hackers por esquema que sequestrou mais de 400 mil computadores


Um júri federal nos Estados Unidos considerou os hackers romenos Radu Miclaus, 37, e Bogdan Nicolescu, 36, culpados por um esquema que roubou dados de cartão de crédito e outras informações confidenciais. Segundo informações publicadas pelo Departamento de Justiça dos EUA, a operação sequestrou mais de 400 mil computadores.

A dupla teria desenvolvido um malware proprietário disseminado por meio de e-mails phishing que se colocavam como legítimos de entidades como Western Union e a empresa de cibersegurança Norton Antivirus. Quando os destinatários clicavam em um arquivo anexado, o malware era instalado clandestinamente no computador.

A partir de então, os hackers roubavam dados e dinheiro injetando sites falsos (como leilões falsos do eBay), software de mineração de criptomoedas em segundo plano e acumulando informações de contato que poderiam ser usadas para infectar mais alvos. Além de informações de cartões de crédito, eles teriam obtido nomes e senhas.

Um dos motivos para o malware passar despercebido é porque ele também conseguia desativar as proteções de antivírus dos usuários. Segundo o Departamento de Justiça, eles teriam conseguido roubar milhões de dólares.

Miclaus e Nicolescu ainda aguardam a sentença que não deve ocorrer até 14 de agosto, mas as penalidades podem ser duras. Eles foram condenados por 21 acusações que incluíam fraude eletrônica, roubo de identidade e lavagem de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário