segunda-feira, 14 de maio de 2018

China elogia declarações de Trump sobre esforços para ajudar ZTE retomar negócios

China elogia declarações de Trump sobre esforços para ajudar ZTE retomar negócios
via G1

A China elogiou as declarações "positivas" do presidente americano Donald Trump sobre as sanções impostas ao grupo de telecomunicações chinês ZTE, que desde meados de abril está proibido de exportar componentes eletrônicos aos Estados Unidos.

"Aplaudimos a atitude positiva dos Estados Unidos a respeito da ZTE e seguimos em estreita comunicação com eles", afirmou Lu Kang, porta-voz da diplomacia chinesa.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comprometeu-se a ajudar a ZTE a "voltar aos negócios", possivelmente revertendo as sanções anteriores contra a empresa chinesa de telecomunicações.

O presidente Donald Trump indicou no domingo que trabalha com o colega chinês Xi Jinping para encontrar uma solução para ajudar a ZTE a "voltar aos negócios", possivelmente revertendo as sanções anteriores contra a empresa chinesa de telecomunicações

"O Departamento do Comércio recebeu a ordem de fazer isto acontecer", tuitou o presidente americano a respeito da ZTE.

Trump indicou que "muitos empregos foram perdidos na China" em consequência desta questão.

As declarações de Trump no domingo foram dadas antes de uma segunda rodada de negociações comerciais entre autoridades norte-americanas e chinesas esta semana para resolver uma disputa comercial crescente. A China havia dito na semana passada que sua postura nas negociações não mudaria.

"O fato de que Trump está agora ... trabalhando para encontrar uma solução para a ZTE marca o mais recente sinal do degelo nas relações entre Pequim e Washington", disse o JPMorgan.

A ZTE, que em 2017 registrou um faturamento de US$ 16,7 bilhões, afirmou na semana passada que "as principais atividades do grupo foram paralisadas" após a decisão americana.

Os mercados acionários da China avançaram nesta segunda-feira em meio a sinais de alívio nas tensões comerciais entre Pequim e Washington, enquanto os investidores aguardavam a lista final de inclusão das ações do país no índice MSCI.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,94%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,34%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário