sexta-feira, 25 de março de 2016

Comediante da HBO John Oliver faz programa especial sobre briga entre Apple e FBI

John Oliver HBO
via IDGNow

Clique aqui para assistir ao vídeo

O comediante John Oliver dedicou a última edição do seu programa Last Week Tonight, da HBO, ao recente e polêmico caso entre Apple e FBI, que pede à fabricante para hackear o iPhone de um suspeito de terrorismo nos EUA. No especial de 18 minutos, o apresentador britânico faz um resumo para explicar de forma bastante sucinta (e engraçada) a disputa entre a empresa de Tim Cook e as autoridades dos EUA – é possível habilitar as legendas em inglês do YouTube.

Até o fechamento da reportagem, o vídeo com a íntegra do programa já tinha mais de 2,9 milhões de visualizações no YouTube. Vale lembrar que os criadores do seriado Mr. Robot revelaram que a segunda temporada do programa, com estreia prevista para julho, vai abordar o tema a partir de uma trama ficcional sobre criptografia e privacidade.

Entenda o caso

O governo dos EUA “exigiu que a Apple tome uma medida sem precedentes que ameaça a segurança dos nossos usuários”, afirmou o executivo em uma carta aberta publicada no site da empresa nesta quarta-feira, 17/2. Ele ainda afirma que o momento pediu uma discussão pública sobre o assunto e que queria que os usuários e as pessoas no país “entendessem o que está em jogo”. A indústria de tecnologia vem cada vez mais usando criptografia em seus produtos e serviços. A iniciativa vem sendo criticada por oficiais do governo dos EUA, incluindo o diretor do FBI, James Comey, que diz que isso torna mais difícil para eles rastrearem os terroristas que se escondem sob a criptografia. As empresas assumiram a posição de que a criptografia protege a privacidade individual dos usuários.

Após o governo dizer ao tribunal que estavam encontrando dificuldades por conta de um recurso de apagamento automático do iPhone que poderia apagar os dados após 10 tentativas sem sucesso de “quebrar” a senha do smartphone, a juíza Sheri Pym ordenou que a Apple ofereça sua assistência técnica, incluindo se exigido fornecer software com assinatura, para burlar ou desabilitar a função de apagar automaticamente caso esteja habilitada no aparelho. Isso permitiria que os investigadores do FBI tentasse diferentes combinações para “quebrar” a senha e conseguir os dados.

O governo está pedindo que a Apple crie uma backdoor no iPhone, afirma Tim Cook, que afirmou ainda que o que o governo está pedindo é algo que a empresa não possui e também é considerado muito perigoso para ser criado. “Especificamente, o FBI quer que a gente crie uma nova versão do sistema do iPhone, burlando vários recursos de segurança, e instalá-lo em um iPhone recuperado durante a investigação”, afirma. “Em mãos erradas, esse software – que ainda não existe – teria o potencial de desbloquear qualquer iPhone em posse física de alguém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário