quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Google trabalha em wearable que usa gás pressurizado para testar glicemia

Google wearable gás pressurizado testar glicemia
via IDGNow

O Google entrou com pedido de patente para um dispositivo vestível que pode testar níveis de açúcar no sangue de diabéticos sem a necessidade do uso de uma agulha. O pedido, entregue no dia 3 de dezembro ao escritório de patentes e marcas registradas dos Estados Unidos, trata-se de um dispositivo que envolve o pulso do usuário e que faz uso de gás pressurizado para perfurar a pele do usuário e extrair uma micro-amostra de emergência do sangue a ser testado.

O dispositivo, inclusive, pode não ser dedicado exclusivamente a diabéticos. O pedido de patente indica que o sangue poderia ser testado para outros fins, como níveis de hormônios, proteínas e enzimas. De forma geral, diabéticos usam uma pequena agulha que perfura a pele e extrai uma gota de sangue, que depois é testada usando um medidor de glicose. O teste, na maioria das vezes, é feito em um dedo. Quanto menor a agulha, menos doloroso é para o paciente. Porém, a medida que elas se tornam mais finas, elas estão mais suscetíveis a se encurvarem ou mesmo quebrarem e, dessa forma, não perfurarem apropriadamente a pele do usuário.

Diabéticos geralmente testam seus níveis de glicose pelo menos uma vez ao dia, quando não duas vezes e até quatro vezes por dia, o que torna todo o processo desencorajador. E não verificar e, portanto, não equilibrar os níveis de glicose no sangue pode levar à consequências drásticas como cegueira e danos nos nervos, bem como no coração e danos nos rins. Em resumo, é por esses motivos que o Google disse estar trabalhando em um método menos invasivo para diminuir o inconveniente e dor que pacientes sentem com as agulhas tradicionais. De acordo com o pedido de patente, o gás pressurizado consegue “perfurar imperceptivelmente a derme sem um elemento de perfuração”. O Google não respondeu a pedidos de comentários sobre o pedido de patente.

Essa não é a primeira iniciativa da companhia na criação de dispositivos inteligentes para diabéticos. Há cerca de um ano, várias reportagens apontaram que a companhia estava em conversas com o FDA (Food and Drug Administration) para criar lentes de contato que usassem sensores, chips e antenas para testar níveis de açúcar no sangue. Na ocasião, as lentes - desenhadas para testar o nível de glicose nas lágrimas de usuários - se encontrava em fase de protótipo. No ano passado, a companhia anunciou que seus cientistas estavam procurando lentes que também pudessem oferecer um alerta a usuários sobre seus níveis de glicose, caso eles estivessem muito altos ou muito baixos. Uma pequena luz LED nas lentes poderia ser ativada para servir como um aviso, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário