quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Eleições americanas serão grande alvo para hackers, prevê especialista

Eleições americanas alvo hackers
via IDGNow

Um grande ataque cibernético deve acontecer no próximo ano e tem como alvo as eleições norte-americanas, prevê o especialista em segurança Bruce Schneier. Segundo ele, o ataque não atingirá o sistema de votação e pode não envolver a eleição presidencial, mas a tentação para os hackers em fazê-lo é grande, mesmo em corridas eleitorais locais e estaduais. “Haverá hacks que afetarão políticos nos Estados Unidos”, disse Schneier. Cibercriminosos devem invadir sites de candidatos, contas de e-mails e redes sociais para descobrir o material de campanhas que eles querem que não chegue a público.

Ele vê a segurança e privacidade de dados cada vez mais entrando no reino político, tanto em metas e motivações dos hackers e no crescimento das diferenças políticas entre fronteiras. Ele cita o ataque a base de dados da Sony no final do ano passado que, na ocasião, o governo americano relacionou à Coreia do Norte. Riscos legais e relações públicas estão fazendo com que algumas empresas repensem o valor de seus dados, disse Schneier.

Para alguns, dados estão começando a ser encarados como “ativos tóxicos”, no sentido de trazerem dores de cabeça com o cumprimento de leis de privacidade e proteção contra brechas. Algumas companhias estão decidindo se é bom ou não ter acesso a dados, em primeiro lugar. “Alguns dados sobre seus clientes é útil, mas muito dados não ajudam você de forma alguma”, disse. Pelo menos, uma coisa está melhorando. Mais dados estão sendo criptografados, aumentando a segurança dos dados de usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário