quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Amazon construirá novo parque eólico nos EUA para alimentar data centers

Amazon parque eólico EUA
via IDGNow

Nesta quinta-feira (19), a Amazon Web Services (AWS) anunciou que construirá e operará um parque eólico em Ohio, EUA, que irá alimentar os atuais e futuros data centers da companhia. O projeto batizado de Amazon Wind Farm US Central deve gerar cerca de 320 mil megawatts/hora de energia eólica por ano a começar em maio de 2017. Será energia suficiente para sustentar mais de 29 mil casas nos Estados Unidos em um ano.

Enquanto o mais recente parque eólico da AWS é ofuscado por projetos anunciados anteriormente, ele ainda é grande em comparação àqueles normalmente construídos por empresas privadas. Por exemplo, um dos maiores parques eólicos que será concluído este ano é o projeto eólico de 300MW da Jumbo Road localizado no Texas (EUA). O projeto foi encomendado por uma empresa de electricidade que vende energia para Austin Energy. Esse parque eólico custará mais de US $ 1 bilhão. Energia eólica, a segunda maior categoria de geração de energia renovável, deverá crescer em média 2,4% a cada ano para se tornar a maior contribuinte de energia em 2038.

Para além da energia hidrelétrica, todas as outras formas de energia renováveis devem crescer mais rápido - apesar de começarem a partir de uma base menor. Por exemplo, a energia fotovoltaica (solar) de geração de energia deverá crescer 6,8% ao ano, a geotérmica 5,5%, e a biomassa 3,1%, de acordo com a Energy Information Administration dos EUA. A Amazon lançou uma série de projetos de parques eólicos e outras iniciativas de energia renovável ao longo dos últimos dois anos, a medida que busca atingir a meta de 100% de uso de energia renovável.

Em abril de 2015, a AWS anunciou que estava recebendo cerca de 25% de sua energia a partir de fontes de energia renováveis e que planejava aumentar esse nível para 40% até o final de 2016. Em janeiro desse ano, a companhia anunciou o Amazon Wind Farm, em Benton County, Indiana, que deverá gerar 500 mil MWh da energia eólica por ano. Meses depois, em junho de 2015, foi a vez do Amazon Solar US East Farm, na Virgínia, que deverá gerar 170 mil MWh de energia solar por ano. E em julho de 2015, a AWS anunciou a Amazon Wind Farm East, na Carolina do Norte, que deverá gerar mais de 670 mil MWh de energia por ano.

Também este ano, a Amazon lançou um projeto piloto de baterias de armazenamento de energia da Tesla projetado para ajudar a preencher a lacuna entre a produção intermitente a partir de fontes como o vento e a demanda de potência constante de um centro de dados. Junto com o novo Amazon Wind Farm Central, a companhia disse que seus projetos de energia renovável entregarão mais de 1,6 milhões de MWh de energia renovável em redes elétricas, quantidade equivalente de energia necessária para abastecer 150 mil casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário