quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Golpe online usa boleto falso do IPTU para enganar brasileiros

Golpe online falso IPTU
via IDGNow

Um novo golpe online no Brasil usa boletos falsificados do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para enganar moradores da cidade de São Paulo, aponta a Kaspersky. De acordo com a empresa de segurança, os cibercriminosos criaram um site falso para oferecer o suposto serviço de gerar a segunda via do boleto das parcelas do imposto. No entanto, a página em questão gera um boleto falso que, caso seja pago, envia o dinheiro da vítima para os golpistas.

Como aponta a Kaspersky, o site falso estava hospedado no endereço 2viaiptu.com.br e tem aparência bastante parecida com o do site verdadeiro, cujo o endereço correto é www3.prefeitura.sp.gov.br/iptusimp. A companhia especializada lembra ainda que essa tática de gerar boletos bancários falsos em golpes online teve início por volta de 2013 no país, quando uma grande onda de vírus e trojans começaram a ser disseminados por aqui.

Por isso tudo, a Kaspersky pede que os internautas tenham cuidado com todos os serviços online de emissão de segunda via de boletos, seja de IPTU ou qualquer outro tipo de cobrança. “Outro ponto de atenção e que pode indicar a fraude é a falta de dados pessoais no boleto gerado, como endereço completo e número de identificação junto à prefeitura”, aponta a empresa. Para evitar golpes desse tipo, é recomendado sempre verificar o endereço do site em questão, digitando-o diretamente na barra de endereços do seu navegador – em vez de fazer uma busca pela URL em questão. “Geralmente o golpista adquire links patrocinados para colocar o site falso em primeiro lugar no resultado de sites de buscas”, aponta o analista de segurança sênior da Kaspersky no Brasil, Fábio Assolini. Por fim, a Kaspersky Lab destaca que já reportou o site falso para as autoridades para que ele seja removido do ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário