domingo, 18 de outubro de 2015

Futebol feminino no Brasil ganha exposição virtual em plataforma do Google

Futebol feminino Brasil
via IDGNow

O Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu em São Paulo, lança sua nova exposição virtual na Plataforma Google Cultural Institute, sobre a história do futebol feminino no Brasil. A exposição integra nova etapa do projeto “Visibilidade para o Futebol Feminino” que vem rendendo importantes conquistas ao Museu do Futebol, como a ampliação do público feminino e de seu acervo de referências sobre a modalidade.

O museu conta o maior acervo público sobre futebol feminino no país. Diferente das outras mostras virtuais já realizadas, a exposição apresenta tanto as coleções digitalizadas quanto as intervenções realizadas no espaço expositivo do Museu, servindo também de memória do próprio projeto. Vídeos levam os internautas a refletirem sobre o que conhecemos e como vivenciamos o futebol no Brasil, tal como ocorre durante as visitas educativas com o público presencial do Museu.

Dentre os acervos digitalizados, histórias representativas da modalidade, cujos documentos só puderam ser revelados depois que o Museu iniciou a campanha pela visibilidade do futebol feminino. Um exemplo disso é a Radio Mulher, que de 1970 a 1976, funcionou com uma equipe majoritariamente feminina (da motorista à locutora) e que marcou a primeira locução de um jogo de futebol feito por uma mulher no Brasil: Zuleide Ranieri narrou em 1972 uma partida entre Brasil e a antiga Checoslováquia. Ao todo, são 100 preciosidades, que vão dos primeiros times no Brasil às Copas do Mundo de Futebol Feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário