quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Edward Snowden abre conta no Twitter

Edward Snowden
via G1

Edward Snowden, ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, publicou nesta terça-feira (29) sua primeira mensagem no Twitter, em uma conta com seu nome e verificada pela rede social. "Vocês podem me escutar agora?", diz a primeira mensagem do norte-americano, que vive refugiado na Rússia há dois anos, onde conseguiu asilo após fugir dos EUA por ter revelado a extensão dos programas de vigilância eletrônica da NSA.

Em sua descrição no Twitter, Snowden diz: "Eu trabalhava para o governo. Agora eu trabalho para o público". Uma curiosidade é que, até a tarde desta terça (29), Snowden seguia apenas uma conta em seu Twitter: a da NSA. Buscado por espionagem e roubo de documentos propriedade do Estado, Snowden esteve por trás das revelações sobre os programas secretos de vigilância dos EUA e pode ser condenado a até 30 anos de prisão nos Estados Unidos.

O "The Intercept", o jornal on-line dirigido por Glenn Greenwald, um jornalista que ganhou o Pulitzer por ter publicado as revelações de Edward Snowden sobre um sistema de espionagem da agência de inteligência americana NSA, confirmou que a conta é autêntica. "Segundo o advogado de Snowden, Ben Wizner, o próprio Snowden controlará sua conta", escreveu o "The Intercept".

Nenhum comentário:

Postar um comentário