terça-feira, 8 de setembro de 2015

Roteadores domésticos são os novos alvos de criminosos online

Roteadores domésticos
via OlharDigital

Se você tem o costume de acessar o banco ou fazer compras pela internet, saiba que até mesmo o seu roteador pode ser uma porta de entrada para cibercriminosos. Segundo Fabio Assolini, analista sênior de malware da Kaspersky Lab, hackers estão invadindo e alterando servidores DNS para ter acesso a dados do usuário sem infectar o PC.

Assolini detalhou a vulnerabilidade na 5ª Conferência Latino-americana de Cibersegurança da Kaspersky Lab, realizada na semana passada em Santiago (Chile). Segundo ele, o golpe começa quando criminosos alteram serviços DNS diretamente no provedor de internet, onde são criados direcionamentos para páginas falsas de sites de bancos, por exemplo.

“Os ataques são massivos e atingem muita gente. A vítima passa a visualizar também propagandas online em excesso”, alerta Assolini. O analista revelou que um recente ataque a dois grandes provedores de internet brasileiros levaram 67 mil usuários a serem direcionados para uma página do Google Analytics controlada por criminosos.

O ataque é feito através de um script que atinge o roteador da vítima e força a mudança na configuração de DNS. Por conta disso, Assolini sugere que usuários tenham sempre cuidado em suas configurações de acesso à internet, com atenção para a senha de acesso e até mesmo optando por serviços de DNS alternativos, como o Google DNS ou o OpenDNS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário