sábado, 12 de setembro de 2015

Polícia investiga ataque de hackers a sites de prefeituras do Tocantins

Ataque de hackers
via G1

O serviço de inteligência da Polícia Civil do Tocantins já está investigando as invasões cometidas por hackers em 15 portais de prefeitura do estado nesta segunda-feira (7). A Secretaria de Segurança Pública do Tocantins informou nessa terça-feira (8) que a diretoria de polícia do interior e as Delegacias de Investigações Criminais Complexas (Deic) de Palmas e do interior já estão trabalhando no caso.

Pelo menos 15 prefeituras do interior do Tocantins tiveram os sites hackeados nesta segunda-feira. Os portais invadidos terminam com o final 'to.gov.br'. Os hackers deixaram algumas imagens nos sites invadidos, entre elas: 'quem guardará os guardiões?' e 'reze pela Síria', escritas em latim e inglês, respectivamente.

A SSP informou ainda que, como não há uma legislação específica para crimes virtuais, uma possível punição aos hackers vai depender do crime cometido. "Se algum dado financeiro foi levado seria crime virtual. Mas se invadiram apenas para mostrar fragilidade do sistema, não há uma legislação específica. Tudo vai depender da investigação", disse a assessoria de imprensa da pasta.

O gerente da empresa responsável pela manutenção dos sites, Fernando Silva, disse à TV Anhanguera que todos os sites já estão no ar novamente. Segundo ele, o mesmo problema foi registrado na Bahia e os portais ficaram cerca de 6h sem funcionar. Conforme levantamento feito nesta terça-feira, as prefeituras que tiveram os sites hackeados foram: Lagoa da Confusão, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Alvorada, Dueré, Sandolândia, Cariri do Tocantins, Aliança do Tocantins, Chapada da Natividade, Pugmil, Taipas do Tocantins, Aguiarnópolis, Juarina, Luzinópolis e Itaguatins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário