quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Ainda vale a pena investir no bitcoin? Especialistas discutem futuro da moeda digital

Bitcoin
via IDGNow

Há dois anos parecia que nada poderia dar errado para o bitcoin. O valor da moeda digital atingia os US$ 1 mil, fazendo fortunas repentinas e arrastando grandes investimentos para companhias que trabalhavam com o novo “ouro digital”. Hoje, o mercado esfriou significativamente. Desde janeiro, um único bitcoin não vale mais do que US$ 300, de acordo com o Coindesk. Tal desestabilização é resultado de uma série de fatores, incluindo aí o desinteresse crescente e escândalos como os que atingiram a Mt. Gox, uma das maiores casas de câmbio da moeda digital e que perdeu o dinheiro de seus clientes.

Para alguns, a moeda ainda atingirá o mainstream, em parte por que sua tecnologia se mantém sólida. A queda nos preços é resultado também de uma bolha, de acordo com Wences Casares, CEO da desenvolvedora de carteiras virtuais de bitcoin, Xapo. Na sua visão, muitas pessoas esperavam que o bitcoin explodisse em popularidade em um curto espaço de tempo e isso não aconteceu. Agora o bitcoin está pagando o preço pelo hype.

Para Nathaniel Popper, repórter do New York Times e autor de um livro sobre a ascensão do bitcoin, a criptomoeda é um passo tecnológico significante. Ele está convencido de que o próprio bitcoin será a plataforma que será usada daqui para frente. Casares e Popper participaram de painel para discutir o papel da moeda no TechCrunch Disrupt 2015, que acontece em São Francisco nesta semana. E agora que o grande hype ao redor da moeda baixou, a pergunta que fica é: ainda vale a pena investir nela?

Casares, apesar de ter uma companhia que depende de armazenamento de bitcoins dos usuários, defende que pessoas deveriam apenas investir dinheiro na moeda caso elas tenham uma quantia disponível para arriscá-la. No que ele considera uma visão otimista, ele acredita que há 20% de chances de que a moeda virtual irá perder seu valor no futuro. Enquanto o bitcoin é desenvolvido de forma que as partes para uma transação não precisem confiar uma na outra com o objetivo de tornar bem sucedido um negócio, para Popper o sucesso da moeda ainda exigirá que as pessoas confiem na própria moeda. E isso pode ser uma tarefa difícil, dada a sua curta história tumultuada e os altos e baixos em seu preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário