quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

'Me arrependo', diz presidente do JPMorgan sobre chamar bitcoin de fraude

'Me arrependo', diz presidente do JPMorgan sobre chamar bitcoin de fraude
via G1

O presidente-executivo do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, disse na terça-feira (9) que se arrepende de ter afirmado, no ano passado, que o bitcoin é uma fraude.

Em entrevista ao canal de TV Fox Business, Dimon reconheceu que o chamado “blockchain”, sistema que registra transações em bitcoin, “é real”. No entanto, ele disse também que tem uma opinião diferente do resto das pessoas e que não está tão interessado no assunto.

“O bitcoin foi sempre para mim o que os governos vão sentir sobre o bitcoin quando ele se tornar realmente grande”, afirmou Dimon na entrevista.

Declaração anterior

No ano passado, Dimon foi responsável pelas críticas mais contundentes ao bitcoin. Em setembro, falando em uma conferência de investidores em Nova York, ele apontou que "a moeda não irá funcionar”. “Vocês não podem ter um negócio em que as pessoas podem inventar uma moeda a partir do nada e achar que as pessoas que a estão comprando são realmente inteligentes", criticou.

Porém, poucos dias depois após Dimon dar essa declaração, o JP Morgan foi um dos maiores compradores de títulos de investimento que são corrigidos pela cotação do bitcoin na Suécia. Uma empresa do país viu nisso uma tentativa do banco de manipular o mercado e entrou com uma reclamação junto à autoridade financeira sueca.

Mais críticas

Um dia após Dimon se dizer "arrependido" das declarações anteriores, o investidor norte-americano Warren Buffett, da Berkshire Hathaway, disse nesta quarta-feira que nunca investirá em criptomoedas.

"Posso dizer quase com certeza que as moedas virtuais terão um fim ruim", disse Buffett à CNBC em uma entrevista.

O bitcoin surpreendeu o mundo dos investimentos ao subir para mais de US$ 19 mil e criou uma divisão em Wall Street sobre se é um instrumento financeiro legítimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário