domingo, 5 de junho de 2016

Trabalhadores de mais de 40 empresas manifestam apoio à Chapa 1

Trabalhadores de mais de 40 empresas manifestam apoio à Chapa 1 Sindpd
via Chapa 1 Sindpd

Trabalhadores de TI de todo o estado manifestaram seu apoio à Chapa 1. O lançamento da chapa, que ocorreu neste sábado (4), em São Paulo, reuniu mais de 700 pessoas, entre trabalhadores, dirigentes sindicais e autoridades de todo o Brasil. A ocasião foi marcada pela participação em peso da categoria. Estiveram presentes lideranças da PRODESP, Prodam, Cobra Tecnologia, Dataprev, HP (Hewlett-Packard), Serpro, Sonda IT, Totvs, TIVIT, Linx Sistemas, TecBan, RSI Informática, Argo IT, Ábaco Informática, Birisoft Informática e Comércio, BRQ, Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), Contmatic, Engebrás, Foursys, G.B.V. Processamento de Dados, Getronics, Grupo Viceri, Ice Tecnologia Serviços de Informática, Mercado Eletrônico, Procfit, PRODESAN (Progresso e Desenvolvimento de Santos S.A.), Servix, Softmatic, Tampo Informática, totalCAD Softwares Técnicos, CS Solutions, Solintec, Astec, Soliftec, Autonoma, Zenega, Ibrati, Access Control, Off Prime Outle, Verisoft Informática e Probam.


Trabalhadores de mais de 40 empresas manifestam apoio à Chapa 1 Sindpd
Trabalhadores de mais de 40 empresas do setor ressaltaram as principais conquistas dos últimos anos. “A atual gestão contribuiu para que a categoria começasse a ter uma representatividade bem maior no mercado. Todos os profissionais começaram a ter respeito diferenciado nas empresas. Uma das principais conquistas acho que foi na parte de benefícios, e também no ponto de atender os dependentes dos funcionários com descontos escolares, passeios. Acima de tudo, na conquista de aumento salarial, que não deixa de ser uma constante necessidade que todo mundo requer”, destacou Agnaldo Rodrigues, funcionário da PRODESP há 26 anos.


A Convenção Coletiva de Trabalho do Sindpd é considerada uma das quatro melhores do País segundo o DIEESE. Gustavo Henrique Magalhães, empregado da CS Solutions há 15 anos, reconhece a atuação árdua do Sindicato em favor do trabalhador de TI do estado de São Paulo. “Acho que é uma vitória muito grande para a nossa categoria e, quando a gente olha para os outros sindicatos, a gente vê que os outros não estão acompanhando o nosso. Isso mostra, na verdade, a força que o nosso Sindicato tem”, ratifica.

Trabalhadores de mais de 40 empresas manifestam apoio à Chapa 1 SindpdNas empresas que possuem um Acordo de Coletivo de Trabalho próprio, o Sindpd mantém-se presente e atuante também. É o caso do Serpro. “O Sindpd é um sindicato bastante atuante na nossa empresa. Ele participa da nossa Campanha Salarial, apesar de não ser a federação que hoje coordena a campanha do Serpro. Eles têm sido muito atuantes, têm prestado bastante assistência”, analisa Ludgero Galvinas. Recentemente, o departamento jurídico do Sindpd obteve uma grande conquista para os trabalhadores do Serpro. A empresa, que fornecia fretamento de ônibus gratuito há 32 anos, anunciou, como parte da contenção de gastos, a suspensão do serviço.

Diante do quadro, o Sindpd ajuizou uma Ação Civil Pública com pedido de tutela antecipada e conquistou, no dia 28 de abril, uma liminar garantindo a gratuidade do serviço. “Recentemente nós tivemos, por parte da empresa, o término de um benefício de 32 anos, que era o serviço de transporte fretado para os trabalhadores. O Serpro prestou assistência, entrou com uma ação. Conseguimos manter o serviço, e eles têm se portado dessa forma nesses anos. Nós consideramos muito importante porque eles têm sido muito atuantes”, completa Ludgero.

Vitórias para o trabalhador

O analista de sistemas José Augusto da Silva, funcionário da PRODAM há 34 anos, ressalta a luta do Sindicato para manter o reajuste salarial acima da inflação, mesmo com a economia brasileira em queda e a importância da atual diretoria ter em seu quadro de dirigentes funcionários da PRODAM, o que faz com que os empregados se sintam representados. “Estou com a Chapa 1! Me sinto bem representado, reconhecido, estamos aqui hoje justamente para prestigiar. O voto é garantido e vou trabalhar para fazer a cabeça das pessoas para votar também na Chapa 1”, disse.

Eliane Terezinha Alves, programadora da Verisoft Informática, acompanha o Sindicato há mais de 20 anos – “Nesse período, a primeira coisa é o salário. Depois disso vem as outras conquistas, o VR e outras coisas que o Sindicato, com o comando do Neto, foi conquistando para nós. As quarenta horas semanais auxiliam nosso trabalho”, aponta. A diminuição da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução de salários foi uma conquista da Convenção Coletiva de 2011 e reforça a posição do Sindpd como um dos sindicatos mais inovadores e pioneiros do Brasil.

Trabalhadores de mais de 40 empresas manifestam apoio à Chapa 1 Sindpd
A Participação nos Lucros e/ou Resultados é uma prerrogativa que a diretoria do Sindpd tem lutado para ampliar e consolidar. A obrigatoriedade da apresentação de proposta de PLR foi outra grande conquista da CCT. Em 2015, mais de 1.200 acordos foram firmados. Em 2016, a diretoria manteve-se firme, e, como resultado, apenas nos primeiros quatro meses 30 mil trabalhadores foram beneficiados.

“A PLR é outra grande conquista, pois o Sindicato está sempre entrando em contato com as empresas para mostrar o que a PLR pode trazer para elas também, e não só para o funcionário, que vai trabalhar mais motivado”, afirma Carlos Amoroso Bastos, ex-funcionário da PRODESP. Carlos é aposentado, mas acompanha as conquistas para a categoria e faz parte do grupo de teatro, que oferece aulas gratuitas aos associados. Para ele, a conquista da nova sede, situada na Avenida Angélica desde 2010, foi de extrema importância. “A Chapa 1 está na liderança, é a chapa que vem mostrando trabalho há muitos anos. A própria sede do Sindicato é uma conquista, eu lembro que tínhamos uma sede pequena na região da Barra Funda e hoje estamos na Avenida Angélica. Esse espaço leva o associado a fazer cursos, como eu faço de teatro. Por isso, a maior conquista nossa seria mesmo a própria sede”, comemora.

Lado a lado do trabalhador

A transparência e proximidade com o trabalhador sempre foi uma das principais preocupações do Sindicato. Elidio Cabral Junior trabalhou na Datamec e hoje usufrui dos benefícios que o Sindpd oferece ao aposentado. “Eu sou um dos primeiros sócios, um dos mais antigos. Se eu preciso, me atendem maravilhosamente bem. Uma das melhores conquistas é a festa dos aposentados. Tudo o que eles fizeram até hoje continuem fazendo cada vez mais. É 10! Não tem reclamação”, celebra.

Trabalhadores de mais de 40 empresas manifestam apoio à Chapa 1 SindpdMaria Luiza Batista, analista da PRODAM, frisa o bom relacionamento entre o Sindpd e a categoria. “O Sindicato lutou bastante pela gente. E a gente conquistou bastante coisa. E cada ano que passa, o objetivo deles é maior para nós, trabalhadores. Então eu acredito muito no Sindicato. É importante que eles sejam reeleitos. E a gente tem amizade, a gente acredita, o que a gente precisa a gente vai lá, conversa com eles, eles vão na empresa, escutam a gente… Isso é importante: ter o contato”, destaca.

A diretoria luta para quebrar barreiras e se aproximar cada vez mais da categoria, conhecer melhor o perfil e os anseios do funcionário. “Do período que eu entrei, houve uma aproximação muito grande do Sindpd com os funcionários. É uma ligação muito grande. Houve um avanço, tanto nas negociações sindicais e trabalhistas quanto nos avanços de benefícios para os funcionários, com certeza, devido a essa parceria”, enfatiza Wildston Xavier de Mesquita, da Cobra Tecnologia.

Antonio Nunes Zabado, da PRODAM, aprova a maneira como o Sindicato conduz as negociações dentro da empresa e apoia a forma como o Sindpd trata os funcionários. “Os trabalhadores têm a possibilidade de recorrer nos momentos difíceis. Fora isso, eles constituem uma grande família. Eles têm muitos eventos sociais e nos dão a garantia de ter encontros sociais e da categoria profissional. Tudo o que eles fizeram nos últimos anos nos dá confiança de ter uma continuidade na representação”, enfatiza.

Certeza de mais conquistas!

Trabalhadores de mais de 40 empresas manifestam apoio à Chapa 1 SindpdOs funcionários aguardam a continuidade do trabalho que tem sido feito nos últimos anos pela diretoria. “A gente torce muito para que a atual gestão do Sindicato represente os trabalhadores. Queremos que continuem lutando pelos nossos benefícios, como reajuste salarial, o PLR, que conta muito principalmente para os trabalhadores de baixa renda. Contamos que o Sindicato valorize o nosso trabalho. A gente acompanha o trabalho do Sindpd e apoiamos a Chapa 1. A PLR para todos é mais que merecido e pode ser aprimorada” – é o que afirma Lucas da Silva Brito, Procfit de Santos.

“Para essa gestão espero a mesma garra que eles fizeram com todo mundo. Hoje não estou tão atuante, mas que as pessoas novas tenham o mesmo apoio que me deram”, espera Marli Aparecida da Costa, da PRODAM.

Confira outros depoimentos dos trabalhadores da categoria em apoio à Chapa 1:

“Eu estou aqui para apoiar a Chapa 1, dar uma força para o diretor Paulo e o Neto. Depois dessa mudança de Presidente da República, vi o poder que os diretores do Sindicato têm. Essa gestão pode fazer a diferença para os trabalhadores da Sonda. Para mim as principais conquistas é o PLR, o aumento do dissídio e do vale refeição”.
Alexandre Marchesini, da Sonda IT.

“A gente tem um compromisso até com o Neto e com a Chapa 1 porque eu fui o presidente do Conselho dos Representantes dos Empregados da PRODESP e o Sindicato foi muito importante na retomada desse Conselho lá. Então eu acho que, como você tem um trabalho bom, um trabalho sólido, a gente tem que dar continuidade a isso.  O nosso apoio à Chapa 1 vem pelo trabalho que essa Chapa tem feito nesses últimos anos e tem que ter esse trabalho reforçado”.
Cléber Adelípio Barros Santos, da PRODESP.

“Eu acho essa Chapa interessante. Está conosco há muitos anos, e temos que apoiar”.
Edmilson dos Santos, da PRODESP

“As principais conquistas são vale-alimentação e PLR. Eu acho que foi importante, porque o Sindicato brigou por isso, e a gente fosse esperar a PRODESP não teríamos nada até hoje”.
Edneia Ferreira da Silva, da PRODESP

“Eu conheço essa diretoria do Sindicato desde quando eles estavam começando. Eles iam na Prodesam negociar os contratos de trabalho e as melhorias. Eu acompanhei a trajetória da Chapa 1 e o quanto ela cresceu. Houve uma evolução dentro do Sindicato muito importante para nossa categoria. Eu espero que nossa categoria seja reconhecida, seja regulamentada para que se acabe os abusos. Os profissionais de TI precisam ser reconhecidos”.
Flávio Antonio Froes, da Prodesam

“Espero que as conquistas que o Sindicato tem trazido continuem. O PLR foi uma grande conquista para nossa área. O VR também. Acredito que a Chapa 1 é chapa que vem dando resultados e que pode continuar a representar nossos interesses”.
Heverton Tavares Marques, da Procfit

“Os trabalhadores foram muitos ajudados pelo Sindpd com PLR, o VR. Eu estou aqui apoiando a Chapa 1 porque eles ajudaram, e muito, os trabalhadores”.
Igor Fernandes dos Santos, da Procfit

“Eles têm nos ajudado muito ultimamente nas últimas conquistas em termos de campanha salarial. Em algumas coisas ainda estamos lutando, porque a empresa está muito cética, mas o Sindicato tem nos ouvido e passado isso para a empresa, que os trabalhadores precisam de melhores condições de trabalho, buscar o bom para a empresa e o bom pro trabalhador da Cobra. Ela [a Chapa 1] vem com uma ideologia, uma ideia de luta de trabalho, e de repente você mudar e voltar do zero é meio complicado. Então a gente tem que seguir uma linha de conduta e de metas. A gente não consegue tudo, mas temos que definir metas e dentro dessas metas a gente vai conseguindo nossas conquistas”.
Ivan Girardi, da Cobra Tecnologia

“Eu apoio a Chapa 1 porque alguns diretores foram nossos colegas de trabalho, são colegas, amigos e companheiros. Eu não usufruo muito do Sindicato, mas o dissídio que eles conquistam para nós sempre é muito bom”.
José Manoel Souza Rodrigues, da PRODAM

“O Sindicato tem mantido as conquistas, as lutas, acho que agora está mais difícil perante à crise, então, o que era mais fácil antigamente está muito mais difícil. Muitas empresas ainda conseguiram aquém da própria inflação e a luta do Sindicato tem conseguido ao menos o mínimo para você se manter no mercado no sentido de conquistas, benefícios e tudo o mais”.
Júlio Bueno, da PRODAM

“Uma grande conquista foi a manutenção dos direitos já existentes, ampliação da conquista da PLR para muitas empresas, auxílio refeição, alimentação dentro … Me sinto representado. Sim, a ideia é essa: continuar sempre e melhorar. Mesmo apoiando eles, vou cobrar para que eles melhorem”.
Márcio Moreira, da PRODAM

“Apoio a Chapa 1 porque apesar de aposentada, continuo no meio e eu acho que é a chapa que vai fazer a diferença. Destacaria a luta pela melhoria e melhores condições de trabalhos. Eu espero que seja mesmo focada a todos os funcionários de TI, que na política salarial, melhores condições, investigações das empresas, porque com a crise elas estão se aproveitando dos funcionários e praticamente não dando valor para o que a TI representa no estado, no país e no mundo”.
Marilu da Silva, da PRODESP

“O Sindicato, principalmente em 2016, conseguiu um índice extremamente importante de reajuste em comparação às outras categorias que não conseguiram sequer o índice de inflação. O Sindpd conseguiu exatamente recuperar todas as perdas que tivemos ano passado. Essa Chapa que eu considero vitoriosa, é uma Chapa que ao longo dos anos vem obtendo conquistas significativas para a categoria, colocando exatamente a um patamar diferenciado em relação às categorias que existem no mercado. A Chapa 1 é a Chapa que merece continuar nas conquistas para os próximos anos”.
Nelson Furlan, da RAC Informática

“A chapa 1 faz parte de uma parceria de longa data, desde quando a gente iniciou nas atividades. A empresa tem mais ou menos essa mesma data e eles já estavam aí, só conquistas de lá para cá. Eu diria que uma pontual foi a PRL. A gente espera essa parceria, que continue esse carinho, essa determinação. A nossa área teve grandes ganhos depois que o Sindicato começou a agir de forma pesada. É isso que a gente espera. Tenho certeza que essa chapa é a que vai nos representar da melhor forma”.
Reginaldo Reis, da Contemar 

“A Chapa 1 dá um grande suporte para a categoria. Os funcionários possuem apoio total do Sindicato. A principal conquista para mim foi o dissídio deste ano devido a inflação do ano passado que superou as expectativas”.
Vitor Henrique Belizário, da HP

“A gente já convive com o sindicato desde 86 e graças a Deus só temos tido vitórias, as conquistas que eles vêm adquirindo ao longo de todo esse tempo. A gente conta com a Chapa 1 para continuar essas conquistas. O que me chamou mais atenção foi a PLR, e a conquista também do próprio Sindicato fazer parte de uma Central Sindical e batalhar pela reforma previdenciária para nós é muito importante”.
Rogério, da PRODESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário