quinta-feira, 9 de junho de 2016

Conquistas da Chapa 1 valorizam toda a categoria e garantem igualdade de direitos

Chapa 1 Sindpd Eleições
via Chapa 1 Sindpd

A atual direção do Sindpd, formada por integrantes da Chapa 1, garantiu para os trabalhadores uma série de avanços que asseguraram a valorização de todos os profissionais. Foi uma atuação voltada à universalização de direitos, o que significa que as conquistas beneficiaram os empregados de todas as companhias, sejam elas grandes ou pequenas e com presença nos mais diversos segmentos da Tecnologia da Informação. Todo este empenho também impede que as más empresas precarizem as relações de trabalho.

Nos últimos anos, benefícios que estavam distantes de muitos profissionais se tornaram realidade, como a PLR e o Vale-Refeição. Estas e muitas outras vitórias foram incluídas pelo Sindicato na Convenção Coletiva de Trabalho depois de uma árdua luta e resistência dos patrões. Com os benefícios garantidos pelo Sindpd na CCT, não importa se o trabalhador mudar de empresa, seja por uma necessidade de recolocação ou porque recebeu uma proposta melhor. Os direitos estarão sempre garantidos.

Agora, o próximo passo será avançar na consolidação dos ganhos e batalhar por muitos outros benefícios para todos. São demandas justas e possíveis de serem alcançadas com o apoio dos trabalhadores.

Conheça os compromissos da Chapa 1:

Direitos

Consolidar a PLR e aumentar o valor do pagamento
Travamos nos últimos anos uma intensa luta para conquistar a PLR e exigir que todas as empresas apresentassem a proposta de pagamento, independentemente do número de funcionários. Agora, queremos consolidar essa conquista, ampliando a PLR e ainda obrigando o pagamento de um benefício correspondente a 80% do salário, acrescido de um valor fixo, nos casos de empresas que não apresentarem propostas.

Manter ganho real de salário
Lutamos ano após ano para que o seu salário fosse reajustado acima da inflação. Apesar da resistência dos patrões, conseguimos 32% de aumento nos últimos quatro anos. Mesmo em 2016, com a gravíssima crise que atinge o País e com mais de 70% dos sindicatos fracassando em suas negociações, conseguimos que o seu salário não fosse corroído pela inflação. Nossa luta será para manter a política de ganho real do salário.

Dobrar o Vale-Refeição
Graças ao trabalho da atual diretoria, o pagamento do Vale-Refeição passou a ser uma obrigatoriedade em todas as empresas, sejam elas pequenas ou grandes companhias. Queremos agora dar um próximo passo na consolidação desse direito: dobrar o valor do VR e também garantir que o benefício seja pago aos profissionais que desempenham jornada de trabalho de seis horas.

Lutar pelo Vale-Alimentação
Assim como a luta vitoriosa pelo Vale-Refeição, entendemos que todo trabalhador também tem o direito de receber o Vale-Alimentação. Vamos nos empenhar para que esse benefício seja pago de forma separada, ou seja, que todo empregado receba o VR e também o VA. É um avanço que pode melhorar diretamente a qualidade de vida do trabalhador e, consequentemente, o seu desempenho profissional.

Planos de saúde e odontológico integrais
Com muita luta, conquistamos a obrigatoriedade da coparticipação das empresas no pagamento do plano médico. Agora, vamos batalhar para que todas as empresas paguem o valor integral dos planos de saúde e odontológicos. Para diminuir os custos dessa medida tanto para os funcionários como para as empresas, firmamos uma parceria com a Caixa Seguradora e a Admix, que oferecerão planos com preços diferenciados.

Licença-maternidade de seis meses
Respeitamos a mulher e defendemos a sua grande importância na nossa categoria. Por isso, lutamos para conseguir a estabilidade de emprego de um mês para a gestante além da prevista em lei. Para o pai, também garantimos o benefício a partir do 8º mês de gestação até 30 dias após o retorno do parto. Nosso compromisso é ampliar estas conquistas.

Defender e fortalecer as empresas públicas
A defesa das empresas públicas sempre foi uma bandeira do Sindpd. Nossa diretoria travou ao longo dos últimos anos importantes batalhas contra o desmonte, a terceirização e a privatização de companhias como Prodesp, Prodam, Serpro, Dataprev, Coderp e Cobra. Vamos continuar batalhando pela valorização do servidor público, por mais direitos e benefícios.

Reembolso para qualificação profissional
A Chapa 1 entende que também é função das empresas oferecer meios para que os trabalhadores se mantenham atualizados. Afinal, um profissional bem preparado também representa melhores resultados para a companhia. Por isso, queremos tornar obrigatório que as empresas reembolsem as despesas com qualificação. Além disso, vamos lutar para que planos de carreiras sejam estabelecidos e negociados com o Sindicato, para que todo trabalhador se sinta realmente valorizado.

Redução de jornada para 36 horas semanais
Não foi fácil, mas conseguimos reduzir a jornada de trabalho para 40 horas semanais. Somos uma das poucas categorias, talvez a única em todo o País, a contar com esse benefício. Agora, vamos batalhar para a redução para 36 horas semanais. Com mais tempo para o descanso, o lazer e a família, o trabalhador tende a render mais, o que torna esse nosso compromisso justo e possível de ser alcançado.

Auxílio-creche de 60%
Nosso trabalho sempre foi voltado ao profissional de TI e toda a sua família. Por isso, já conquistamos o pagamento de até 40% (R$ 420) do salário normativo para o auxílio-creche. É um importante valor, que beneficia não apenas as mães, mas também os profissionais de TI que são pais, algo raro em outros setores. Cônjuges que trabalham em empresas diferentes podem receber de maneira cumulativa. Agora, vamos lutar para aumentar o auxílio-creche para 60%.

Ampliação dos pisos
Assim como quebramos os tabus da PLR e do Vale-Refeição e mostramos aos patrões que, sim, era possível pagar estes benefícios a todos trabalhadores, queremos quebrar mais esse que envolve a ampliação dos pisos salariais. Vamos batalhar para elevar os valores dos pisos de maneira considerável.

Reembolso de quilometragem estabelecido na Convenção
O reembolso da quilometragem aos empregados que usam veículo próprio para as atividades já é um direito estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho. Vamos lutar pela definição de métricas claras para que esse benefício seja consolidado e até mesmo ampliado.

Social

Comprar uma Colônia de Férias
As parcerias do Sindpd com colônias de férias e pousadas no litoral e interior são um sucesso. Mais de 12.200 trabalhadores já utilizaram esse importante benefício (só em 2015, foram recebidas 7.061 inscrições pelo site). O nosso compromisso, agora, é comprar uma colônia de férias própria para o Sindicato, com o intuito de ampliar a capacidade de atendimento dos associados e oferecer um local de lazer ainda melhor.

Construir um clube de campo no Sítio em Mogi
O Sindicato já tem em Mogi das Cruzes um sítio próprio com uma área de 10 alqueires. Este local se transformará em um importante polo de confraternização e lazer para todos os associados. Vamos trabalhar para entregar um completo clube de campo, com salão de festas, estruturas de lazer e campo de futebol, entre outros benefícios para os associados.

Ampliar rede de descontos na educação
A ampla rede de benefícios que o Sindicato oferece aos associados inclui descontos em instituições de educação, cultura e lazer. Mais de 6.300 sócios já utilizaram os descontos exclusivos nos 350 locais de ensino com os quais o Sindpd tem parceria. O nosso compromisso é aumentar esta rede, ampliando convênios com instituições de ensino infantil para beneficiar diretamente os filhos dos associados.

Construir um centro de formação, lazer e esportes
O Sindpd comprou um terreno de 1.100 metros quadrados ao lado de sua sede, na avenida Angélica, em São Paulo, onde planeja construir uma nova estrutura totalmente dedicada a ampliar os serviços para os associados. Neste local, será erguido um centro de formação profissional ou um centro de lazer. A decisão será democraticamente submetida à categoria, que poderá opinar e definir o que será construído na área.

Esportes

Realizar campeonatos regionais
Assim como já ocorre hoje na capital, vamos espalhar por todo o interior o Campeonato de Futsal do Sindpd. O objetivo é promover competições em todas as dez Regionais do Sindicato, dando a oportunidade que associados das mais diferentes cidades se integrem com colegas de outros municípios.

Realizar a Copa Estadual de Futebol dos Trabalhadores de TI
Depois dos campeonatos regionais, será a vez de promover uma grande Copa Estadual de Futsal dos Trabalhadores de TI. A proposta é reunir em uma mesma competição os vencedores dos torneios realizados nas dez Regionais do Sindpd. Mais do que proporcionar diversão e lazer, será uma troca de experiências que poderá enriquecer a vida profissional de todos, permitindo a ampliação da rede de contatos dos trabalhadores e gerando novas oportunidades na carreira.

Campeonato de Vôlei (masculino e feminino)
O sucesso do Campeonato de Futsal será replicado em outras modalidades, como na realização de uma competição de vôlei (masculino e feminino). No caso do Campeonato de Futsal, o evento já é bastante tradicional: ocorre desde 1992 e apenas nos últimos cinco anos já reuniu mais de 2.800 jogadores. Queremos traçar a mesma trajetória de sucesso com o campeonato de vôlei.

Maratona do Profissional de TI
Vamos organizar a primeira prova de pedestrianismo destinada aos profissionais da categoria. Nosso objetivo é o de integrar cada vez mais os trabalhadores por meio de atividades esportivas e práticas saudáveis. As corridas terão diferentes distâncias, com percursos mais longos para corredores mais profissionais e outros mais curtos para aqueles que ainda estão começando nesta prática.

Valorização

Lutar pela regulamentação da profissão
A regulamentação da profissão do trabalhador de TI é uma luta que temos travado nos últimos anos e que pretendemos ampliar com ainda mais força. Queremos garantir que a profissão seja reconhecida por Lei e, para isso, vamos articular junto a autoridades do Executivo e do Legislativo a aprovação do projeto.

Lutar pelo Conselho de TI
Além da regulamentação da profissão, vamos trabalhar pela criação do Conselho de TI. Nossa meta é possibilitar que a categoria esteja cada vez mais organizada e representada.

Planos de cargos nas empresas
Queremos que os trabalhadores sejam valorizados hoje e no futuro. Que todos tenham uma meta de desenvolvimento profissional e de carreira. Para isso, vamos lutar para estabelecer planos de cargos nas empresas, que sejam construídos com a participação direta do Sindicato.

SindpdFest

Aumentar a SindpdFest para 20 mil participantes
Com a presença de grandes artistas, a SindpdFest já se consolidou como um ponto de encontro, lazer e engajamento dos profissionais de TI. A festa, que ocorre sempre no final do ano, é muito aguardada por todos. Também é um importante espaço para a categoria focar em seus interesses, pois é onde começamos a campanha salarial de cada ano. Nosso compromisso é ampliar o evento para 20 mil participantes.

Jurídico

Ampliar o atendimento jurídico
Nesta última gestão do Sindpd, dobramos o número de advogados contratados para melhorar a capacidade de atendimento do Departamento Jurídico do Sindicato. Com isso, a assistência jurídica está disponível de segunda a sexta, ao longo de todo o dia. Criamos mais um SAS (Serviço de Atendimento ao Sócio) para também ampliar o atendimento telefônico aos associados que querem tirar dúvidas ou buscar informações. Vamos lutar para evoluir ainda mais nesse setor.

Preservar os direitos previdenciários
Junto com o Departamento dos Aposentados, o Departamento Jurídico tem se empenhado para preservar os direitos dos associados em questões que envolvem a aposentadoria. Também contratamos um escritório em Brasília para acompanhar de perto as ações de correção do FGTS movidas pelo Sindicato em benefício dos sócios. Nosso compromisso é continuar em defesa de todos os aposentados.

Organização sindical

Ampliar o número de diretores e assessores
Temos trabalhado para que cada profissional de TI se sinta bem representado e protegido por seu Sindicato. Por isso, a nossa diretoria está sempre presente, seja no atendimento dentro do Sindpd, seja em assembleias e conversas com os trabalhadores nas empresas. Vamos lutar para aumentar a nossa equipe, para que possamos estar ainda mais presentes, acompanhando o dia a dia profissional de todos.

Eleger comissões de representantes dentro das empresas
Também para estreitar a nossa relação e ampliar ainda mais a proximidade que já temos com os trabalhadores, vamos lutar para que a escolha de comissões de representantes seja uma prática constante dentro de todas as empresas. Queremos, cada vez mais, dar voz ao trabalhador, para que ele seja um personagem ativo na definição dos rumos de sua vida profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário