sexta-feira, 17 de junho de 2016

Assédio moral e sexual é tema de palestra na Vivere Brasil

Assédio moral e sexual é tema de palestra na Vivere Brasil
via Sindpd

No dia 8, os funcionários da Vivere Brasil Serviços e Soluções assistiram à palestra "Assédio Moral e Sexual na empresa", da médica do Sindpd Glene Faria, que aborda situações cotidianas nas quais se apresentam as duas formas de assédio.

A especialista em Ginecologia, Psicoterapia Comportamental e Sexologia enfatizou também que assédio moral se caracteriza pela repetição de ações, enquanto o sexual é identificado de maneira imediata. "Quando o indivíduo passa por repetidas situações vexatórias, isso pode ser considerado assédio moral, porém o sexual pode ser facilmente identificado em apenas uma abordagem do agressor com a vítima", explicou a doutora.

Glene falou ainda que é de extrema importância que as empresas façam trabalhos de prevenção. "Promover a prevenção é a melhor maneira de combater casos como esses. Temos o exemplo do governo do México, que lançou diversas campanhas alertando a população sobre os casos de pedofilia que eram registrados diariamente. De cada 7 crianças, uma era vítima de abuso sexual online. E com a prevenção sendo incentivada, os casos de abuso diminuíram drasticamente", argumentou.

Cerca de quatorze empregados participaram da palestra que incentiva a denúncia dos abusos. De acordo com Larissa de Freitas Araújo, campanhas como essas devem ser cada vez mais frequentes nas empresas. "Achei muito interessante, porque esse é um tema que tem que ser abordado nas empresas, para que as pessoas tomem algum posicionamento e denunciem. A palestra foi muito boa", afirmou a funcionária, que trabalha no RH da Vivere.

Para Ana Beatriz Carneiro, também funcionária, é fundamental o suporte que o Sindicato oferece para a categoria.  "Foi bem dinâmica [a palestra], em uma linguagem acessível e esclarecedora. É muito importante a atuação do Sindicato nesse sentido, pois eles não só defendem nossos interesses", elogiou.

Sandra Bueno, diretora do Sindpd que participou da integração com os trabalhadores, ressaltou que o Sindicato oferece palestras com temas ligados a saúde e stress, tabagismo, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos e qualidade de vida, que podem ser ministradas gratuitamente nas empresas. "O Sindpd oferece para as empresas da base 13 palestras gratuitas e de temas variados, que são apresentadas pela Doutora Glene. E a gente [Sindicato] pensou nisso para conscientizar o trabalhador sobre questões cotidianas que damos pouca importância, mas que interferem diretamente no nosso emocional e físico. Por isso, criamos esse leque de palestras para serem apresentadas. O Sindpd tem se preocupado com questões que envolvem a saúde dos trabalhadores", concluiu.

Palestras

O Sindpd já atendeu mais de mil trabalhadores em cerca de trinta empresas em São Paulo com as palestras da Dra. Glene, pós-graduada em psicossomática, sexologia, educação e terapia sexual e psicoterapia comportamental individual e familiar.

São oferecidas palestras com os seguintes temas:

Qualidade de vida no trabalho: Aborda a motivação e qualidade de vida a partir de atitudes necessárias e possíveis para obtenção de uma vida plena e saudável, além da prevenção de LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Sexualidade e qualidade de vida: A palestrante fala sobre prevenção de crises no casamento e sobre a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a sexualidade é critério de bem-estar, além da importância da qualidade da relação a dois para o bem-estar pessoal e profissional.

Estresse e qualidade de vida: Como prevenir e administrar o estresse na vida pessoal e profissional.

HPV - Prevenção de câncer de colo uterino e vacina: Aprenda como é diagnosticada a doença e quais são os tratamentos indicados para o HPV.

Prevenção de AIDS e DSTs: A palestra incentiva o conhecimento mais apurado da doença, fala sobre o diagnóstico, ensina o uso da camisinha feminina e masculina, tratamentos e como a doença repercute individualmente e na vida do casal.

Prevenção e promoção da saúde na empresa: Saiba como se tornar um promotor da saúde orientando pessoas sobre melhorar a qualidade de vida, e quais são os exames de rotina que devem ser realizados para prevenir o estresse.

Tabagismo e alcoolismo: Descubra como lidar com uma incidência, como prevenir o que o abuso do cigarro e do álcool causa no organismo e quais são os tratamentos.

Anticoncepção - qual o método ideal para você?: Muitas mulheres e seus companheiros ainda não conhecem quais são os melhores métodos contraceptivos. Conheça na palestra o mais adequado e personalizado para cada mulher e como a escolha repercute na vida familiar, pessoal e profissional.

Relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho: Aprenda formas de desenvolver uma melhor comunicação visual, comunicação não-verbal, como lidar com fofocas e como crescer no trabalho em equipe.

O perfil do profissional do futuro: Progrida profissionalmente aliando competência, relacionamento interpessoal, comunicação e inovação.

Produtividade e a importância da família e no trabalho: Saiba como administrar e prevenir crises no relacionamento e como a família influencia na produtividade pessoal e profissional.

Assédio Moral: Entenda as questões éticas, o conceito de assédio moral e sexual e saiba como prevenir e orientar o assediado e qual a conduta para cada caso.

Mulher no século XXI: A mulher deste século acumula múltiplas jornadas de trabalho, aliando e equilibrando a vida profissional e familiar. Nessa palestra, saiba como organizar e melhorar seu desempenho diante dessa nova realidade.

Como agendar
As palestras podem ser solicitadas de forma gratuita pelo e-mail palestrasaude@sindpd.org.br. Basta informar o tema escolhido, empresa e data de agendamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário