domingo, 8 de maio de 2016

Sindpd disponibiliza palestras gratuitas aos trabalhadores

Sindpd palestras gratuitas trabalhadores
via Sindpd

Preservar a saúde física e mental, para o Sindpd, é primordial para garantir ao trabalhador, que passa muitas horas do dia no ambiente de trabalho, bem-estar no âmbito familiar, social ou profissional. Para isso, o Sindicato oferece gratuitamente, desde 2013, treze palestras exclusivas com o objetivo de levar informações de saúde, proporcionar melhor qualidade de vida à categoria de TI e manter a interação entre o Sindicato e os trabalhadores.

Nas últimas décadas, o Brasil, diante de rápidas e contínuas transformações nas organizações, teve que revisar os modelos de gestão até então usados para, finalmente, adotar debates de aspectos ético-legais, ergonômicos, de saúde e segurança, entre outros, atendendo aos novos processos e relações de trabalho, temas de interesse do Sindicato por influenciar diretamente o bem-estar do trabalhador. No Sindpd, a palestra mais procurada atualmente é a que aborda o tema "Estresse e qualidade de vida".

De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), a depressão afasta cerca de 48,8% dos trabalhadores por mais de 15 dias do trabalho. Corroborando a informação, o Senado Federal divulgou informações de que a depressão laboral é hoje a segunda causa de afastamento do trabalho em território brasileiro, perdendo apenas para as Lesões por Esforço Repetitivo (LER), também denominadas Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

O Sindpd já atendeu mais de mil trabalhadores em cerca de trinta empresas em São Paulo com as palestras da Dra. Glene Rodrigues - médica especialista em ginecologia, com pós-graduação em psicossomática, sexologia, educação e terapia sexual e psicoterapia comportamental individual e familiar - e de Márcia Miura Suzuki, massoterapeuta e acupunturista especializada em tratamento de LER/DORT, com experiência no combate ao estresse e tabagismo.

As palestras podem ser solicitadas de forma gratuita pelo e-mail palestrasaude@sindpd.org.br. Basta informar o tema escolhido, empresa e data de agendamento.

São oferecidas palestras com os seguintes temas:

Qualidade de vida no trabalho: Aborda a motivação e qualidade de vida a partir de atitudes necessárias e possíveis para obtenção de uma vida plena e saudável, além da prevenção de LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Sexualidade e qualidade de vida: A palestrante fala sobre prevenção de crises no casamento e sobre a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a sexualidade é critério de bem-estar, além da importância da qualidade da relação a dois para o bem-estar pessoal e profissional.

Estresse e qualidade de vida: Como prevenir e administrar o estresse na vida pessoal e profissional.

HPV: Prevenção de câncer de colo uterino e vacina: Aprenda como é diagnosticada a doença e quais são os tratamentos indicados para o HPV.

Prevenção de AIDS e DSTs: A palestra incentiva o conhecimento mais apurado da doença, fala sobre o diagnóstico, ensina o uso da camisinha feminina e masculina, tratamentos e como a doença repercute individualmente e na vida do casal.

Prevenção e promoção da saúde na empresa: Saiba como se tornar um promotor da saúde orientando pessoas sobre melhorar a qualidade de vida, e quais são os exames de rotina que devem ser realizados para prevenir o estresse.

Tabagismo e alcoolismo: Descubra como lidar com uma incidência, como prevenir o que o abuso do cigarro e do álcool causa no organismo e quais são os tratamentos.

Anticoncepção: qual o método ideal para você?: Muitas mulheres e seus companheiros ainda não conhecem quais são os melhores métodos contraceptivos. Conheça na palestra o mais adequado e personalizado para cada mulher e como a escolha repercute na vida familiar, pessoal e profissional.

Relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho: Aprenda formas de desenvolver uma melhor comunicação visual, comunicação não-verbal, como lidar com fofocas e como crescer no trabalho em equipe.    

O perfil do profissional do futuro: Progrida profissionalmente aliando competência, relacionamento interpessoal, comunicação e inovação.

Produtividade e a importância da família e no trabalho: Saiba como administrar e prevenir crises no relacionamento e como a família influencia na produtividade pessoal e profissional.

Assédio Moral: Entenda as questões éticas, o conceito de assédio moral e sexual e saiba como prevenir e orientar o assediado e qual a conduta para cada caso.

Mulher no século XXI: A mulher deste século acumula múltiplas jornadas de trabalho, aliando e equilibrando a vida profissional e familiar. Nessa palestra, saiba como organizar e melhorar seu desempenho diante dessa nova realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário