domingo, 3 de abril de 2016

Google se desculpa por recurso de 1º de abril que teria causado demissões

Google Gmail Drop Mic
via IDGNow

O dia 1º de abril para o Google não começou como a companhia esperava. Como de costume, a gigante de buscas preparou algo "especial" para marcar a data, porém usuários não acharam a pegadinha muito engraçada. O Google adicionou ao serviço de email o novo “Gmail Drop Mic”, que enviava automaticamente um GIF de um Minion soltando um microfone. A ideia é que o recurso seria uma brincadeira para que usuários pudessem encerrar uma discussão a seu favor. “Mic drop" é um termo usado em batalhas de rap, comum nos Estados Unidos, que significa "soltar o microfone". A expressão serve para dizer que alguém dominou tanto um assunto, que ela simplesmente soltou o microfone e saiu andando, vencendo a “batalha”.

"Hoje, o Gmail está tornando mais fácil você ter a última palavra com o MicDrop. Simplesmente responda a qualquer e-mail usando o novo 'Send + Mic Drop'. Todo mundo vai receber sua mensagem, mas será a última vez que você ouvirá notícia delas. Sim, mesmo que o pessoal tente responder, você não verá", escreveu a companhia em seu blog. Aparentemente, o Google achou graça nisso e disse que o recurso foi testado por meses com amigos e família e que a resposta tinha sido “incrível”. Porém, o Google teve de voltar atrás e remover o recurso quando usuários começaram a reportar um bug no e-mail, além de dores de cabeça causadas pelo mesmo.

O Google acabou substituindo o botão de “send and archive” pelo novo recurso, que muitas pessoas usam habitualmente e clicam sem pensar duas vezes. Andy Baio, ex-CTO do Kickstarter, foi um dos muitos que apertou erroneamente o botão em um importante e-mail. “Alterar o 'enviar email' com isso sem confirmação é uma incrível traição da confiança. Os danos dessa pegadinha só começaram", alertou ele no Twitter. O Techcrunch reuniu uma série de relatos de usuários que também se deram mal com a pegadinha, há inclusive pessoas que disseram ter sido demitidas após enviar e-mails a chefes com o recurso.

O Google pediu desculpas pela piada e informou que desabilitou o recurso. “Parece que zoamos a nós mesmos neste ano. Devido a um bug, o recurso MicDrop inadvertidamente causou mais dores de cabeça do que risadas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário