terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Star Wars: extensões bloqueiam spoilers, inclusive nas redes sociais

Star Wars
via iG

Já está aberta, infelizmente, a temporada de spoilers de 'Star Wars: O Despertar da Força', o tão esperado sétimo capítulo da saga de George Lucas. Se você é um dos muitos que não conseguiram garantir ingresso para uma das primeiras exibições no cinema, é bom usar de toda a sua força – piada infame – para não dar de cara com alguma informação importante antes de ver o filme. A internet, sempre ela, já deu um jeito de ajudar você a se defender dos spoilers.

As extensões são, neste caso, as armas mais indicadas, mas vale dizer que só funcionam no desktop, ou seja, no celular ou no tablet você estará por sua conta e risco. Extensões nada mais são do que aplicativos para navegadores da web que facilitam a vida do usuário. No caso de extensões contra spoilers a ideia é identificar conteúdos que possam ser informações relevantes da história a partir de termos e palavras-chave relacionadas para então bloquear visualmente esse dado. Uma vez evitado, o spoiler só será acessado pelo usuário se ele decidir colocar fim ao bloqueio. Além disso, nenhuma extensão é 100%, logo, todo o cuidado é pouco.

Chrome

Spoiler Alert
Para fugir dos spoilers enquanto você navega na web uma boa opção é o Spoiler Alert, uma extensão para o navegador Chrome. Para instalar o recurso, basta visitar a loja do Chrome. Em seguida, conforme explica a CNET, clique no ícone da barra de ferramentas para começar. A extensão vai pedir que você crie uma conta e preenche uma cadastro como algumas informações. O Spoiler Alert divide suas opções em cinco categorias: esportes, programas de TV, eventos, pessoas e filmes. Dentre filmes já está o novo 'Star Wars'. Em alguns casos, o Spoiler Alert pode bloquear o site inteiro ou só manchetes, mas algumas fotos ele ainda deixa passar de acordo com a CNET. Com o tempo, o usuário pode aprofundar as configurações para cada alerta e especificar datas finais, pessoas específicas no Facebook e no Twitter, mas apenas na experiência desktop.

Unspoiler
Outra extensão interessante sugerida pelo The Verge é a Unspoiler. Disponível na loja do Chrome, o Unspoiler bloqueia conteúdos sobre o assunto escolhido com caixas vermelhas que o usuário pode tirar da frente se assim desejar. A ferramente funciona mesmo durante a navegação no Twitter e no Facebook. Segundo o The Verge, não é perfeito, às vezes faltam bloqueios a textos estilizados como Star Wars em itálico. Além disso, o recurso tem dificuldades de bloquear imagens associadas a uma palavra-chave não tão óbvia.

Star Wars Spoiler Blocker
Uma dica do site Mashable é a extensão específica para Star Wars, Stars Wars Spoiler Blocker. Ele escaneia rapidamente a página aberta em seu navegador para bloquear qualquer menção a Star Wars e outros termos específicos, até mesmo elementos como o logotipo do filme e algum texto em amarelo com fundo preto. Segundo o Mashable, ele não bloqueia apenas spoilers, mas qualquer menção de Star Wars. Na prática, isso significa que qualquer site de notícias pode ser bloqueado. Além disso, ele é um pouco demorado no seu processo de busca por termos relacionados, mas funciona.

Force Block
Já o Engadget testou o Force Block, também uma extensão para o Chrome que bloqueia qualquer história que tenha o título do filme ou o nome da franquia. Algumas palavras-chave relacionadas ao filme já estão inseridas no banco de dados da ferramenta, mas, se desejar, o usuário pode cadastrar mais e mais termos. Essa é a mais engraçadinha das extensões, pois bloqueia o conteúdo e faz piadas à moda Star Wars nos textos de alerta. Uma pena que seja apenas em inglês.

Facebook
Já a Forbes deu dicas de como evitar spoilers especificamente no Facebook e no Twitter. No caso do Facebook, no desktop, a sugestão é o FB Purity, uma extensão para navegador que funciona com Firefox, Google Chrome, Safari, Opera e permite a personalização completa de sua experiência no Facebook. Remover histórias patrocinadas e bloquear pedidos de jogos e aplicativos são algumas de suas ferramentas, além desse interessante recurso de filtro com base em palavras-chave. No programa, o primeiro menu mostra opções de espaços no Facebook nos quais você pode filtrar conteúdos, como o Feed de Notícias. Aqui, basta adicionar as palavras ou frases que você deseja bloquear. O FB Purity irá tirar da frente quaisquer mensagens contendo palavras dentro dos filtros, incluindo ações de sites ou páginas de grupos que você segue e até comentários.

Twitter
No caso do Twitter, o Tweetdeck é uma boa opção, pois permite que você coloque em mudo não apenas usuários, mas também fontes de informação e palavras específicas. Basta entrar no site, autorizar sua conta, clicar na engrenagem no canto inferior esquerdo e selecionar "Configurações" e depois "Mudo". Tal como acontece com FB Purity no Facebook, os tweets que contenham qualquer palavra ou frase dentro de sua lista do que deve ser silencionado some de vista. Incluir hashtags é uma ótima ideia. Há algumas soluções mais específicas para o Twitter, como o Tweetbot para iOS, que custa US$ 5 e, no Android, Tweetings e TweetCaster, aplicativos que permitem que o usuário esconda tweets com determinadas hashtags ou palavras-chave. Se você realmente quiser investir em fugir dos spoilers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário