terça-feira, 29 de setembro de 2015

Usuários estão trocando menos de smartphones e tablets, diz Gartner

Smartphones
via IDGNow

Os consumidores estão ficando por mais tempo com os seus smartphones, tablets e laptops, aponta um novo levantamento da Gartner. Por isso mesmo, a consultoria aposta que o mercado deve registrar uma queda de 1% nas remessas globais de todos os tipos de aparelhos em 2015. A previsão da Gartner, anunciada nesta semana, é uma mudança significativa em relação ao anunciado no trimestre passado, quando a empresa de pesquisas afirmou que o setor deveria registrar um crescimento global de 1,5% neste ano em comparação com 2014.

“A atividade de substituição diminuiu em todos os tipos de aparelhos”, afirmou o analista da Gartner, Ranjit Atwal. “Os usuários estão ampliando o tempo de vida dos seus aparelhos, ou decidindo por não substitui-los.” Até mesmo os smartphones estão sendo usados por mais tempo pelos consumidores, apesar da previsão de aumento de 14% nas remessas desses aparelhos em 2015 em comparação com o ano passado, segundo a Gartner.

Em comparação, as remessas de PCs desktop e laptops vão cair 7,3% neste ano, prevê a Gartner. Mas a consultoria também acredita, assim como outros analistas, que os PCs Windows 10 com chips Skylake, da Intel, vão aumentar significativamente em 2017, com um aumento previsto de 4% para aquele ano. Já os tablets devem cair ainda mais do que os PCs em 2015: 13%. Os usuários de tablets com telas entre 7 e 8 polegadas estão cada vez mais deixando de substituir seus aparelhos, aponta a Gartner.

A previsão da Gartner também mostra que os celulares, incluindo os smartphones, representam muito mais do que todos os outros tipos de aparelhos. Do total de aparelhos que devem ser vendidos em 2015, os celulares responderão por 1,9 bilhão desse total. Em 2017, os telefones celulares alcançarão a marca de 2 bilhões de remessas. Os smartphones mostraram um crescimento significativo nos últimos anos em relação a todos os celulares vendidos nos últimos anos, pulando de 54% em 2013 para 75% em 2015. Para 2017, a previsão é de que os smartphones respondam por até 89% do mercado global de celulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário