segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Prefeitura de SP e BID lançam portal de inclusão racial para empregos

Portal São Paulo Diverso
via IDGNow

No próximo dia 16 de setembro entra em atividade o portal São Paulo Diverso, uma plataforma eletrônica com informações e serviços sobre a população afrodescendente do município de São Paulo. O projeto é resultado das iniciativas para inclusão racial criadas pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Microsoft.

O foco é estimular o desenvolvimento econômico e social dos afrodescendentes na capital. O portal São Paulo Diverso vai divulgar informações gerais sobre programas de ações afirmativas nos setores público e privado. A plataforma aproximará candidatos e empresas por meio da Comunidade SP Diverso no LinkedIn e oferecerá dicas práticas e materiais para capacitação profissional.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em São Paulo, um cidadão negro recebe renda média domiciliar até 2,5 vezes menor do que um cidadão branco, além de ter menos acesso ao emprego formal, representando 32,5% dos empregados contra o percentual de 66,3% entre a população branca. Ainda, negros ocupam apenas 3% dos cargos ligados à chefia ou gerência, e, mesmo quando apresentam igual nível de escolaridade, recebem 31,5% (homens) e 37,5% (mulheres) menos que pessoas brancas para a mesma ocupação.

Para Maurício Pestana, Secretário de Promoção da Igualdade Racial, “o poder público deve ser exemplo de construção de uma sociedade igualitária, mostrando às grandes corporações que o negro também pode ocupar cargos estratégicos”. O site foi batizado com o mesmo nome de evento realizado no ano passado em São Paulo para debater a dificuldade das empresas em localizar candidatos afrodescendentes para seus postos mais qualificados. O portal quer, portanto, tentar reverter o problema de empregabilidade e funcionar como um espaço permanente de debate para a população negra.

A inauguração do site será à 9h00 no dia 16, na Prefeitura de São Paulo (Viaduto do Chá, 15 – auditório 7º andar ), quando também será divulgada a programação preliminar do 2º Fórum São Paulo Diverso, que acontece em 05 de novembro, com o tema “Investindo na igualdade de oportunidades para encontrar novos talentos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário