quarta-feira, 30 de setembro de 2015

EUA e China chegam a acordo sobre ciberespionagem

EUA China Barack Obama
via IDGNow

Os Estados Unidos e a China chegaram ao seu primeiro acordo sobre cibercrime e ciberespionagem. No entanto, o acordo é um tanto geral e como isso se transformará em ações ainda não está claro. Após dois dias de conversas, líderes dos dois países anunciaram o acordo em Washington na última sexta feira (25), porém ambos se esquivaram de questões sobre incidentes específicos, como a acusação de cinco hackers militares chineses pelos EUA no ano passado.

“Nós concordamos que nem os Estados Unidos ou o governo chinês irão conduzir ou apoiar conscientemente o roubo cibernético da propriedade intelectual, incluindo troca de segredos ou informações confidenciais de negócios para vantagens comerciais”, disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante coletiva de imprensa na Casa Branca. E isso parece ser o principal impulso do acordo - patrocinado pelo governo para o ganho econômico das empresas. Isso não cobre espionagem governamental e é bem específico em sua definição mas, como Obama indicou: é um começo.

O acordo também busca aumentar a cooperação legal entre os dois países no que diz respeito a investigações digitais. “Nós fizemos progressos significativos em concordar como nossos investigadores legais irão trabalhar juntos, como vamos trocar informações e como vamos buscar indivíduos ou entidades engajados em cibercrimes ou ataques”, informou Obama. O presidente da China, Xi, endossou o acordo e reconheceu que as divergências entre os dois países sobre hacking seriam evitadas. “Confronto e atrito não são as escolhas certas para nenhum dos lados”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário